quarta-feira, 13 de abril de 2011

Um pedaço do Tibete em Florianópolis



Entre os dias 27 de maio e 4 de junho a Capital catarinense recebe a II Semana de Cultura e Arte Tibetana
Pela primeira vez no Brasil monges do monastério Namgyal, irão montar uma mandala de areia, considerada uma das maiores expressões da cultura tibetana. A mandala faz parte da programação da II Semana de Cultura e Arte Tibetana que será realizada entre os dias 27 de maio e 4 de junho em Florianópolis.

Além da mandala, os visitantes terão a oportunidade de contemplar as thangkas, a arte sacra dos budistas que consiste em uma técnica de pintura milenar. Outra atração, também inédita no país, é a exposição fotográfica internacional “The Missing Peace in a Box”, um projeto concebido para viajar o mundo com imagens doadas por artistas famosos à Fundação Dalai Lama. A segunda edição da Semana de Cultura e Arte e Tibetana trará ainda filmes sobre a cultura local e palestrantes renomados internacionalmente para dividir experiências, trocar conhecimentos e discutir a realidade no Tibete.

O palco do evento será a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde a partir do primeiro dia os monges darão início à construção da mandala e durante os nove dias de evento, irão trabalhar nesta arte chamada tson-kyil-khor ou "mandala de pó colorido". Milhões de grãos de areia colorida são meticulosamente colocados sobre uma plataforma plana formando uma mandala que inclui formas geométricas, repletas de simbolismo. No último dia a obra de arte será desmontada pelos próprios monges, em um ritual que simboliza a impermanência de todas as coisas.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais

Categorias

Galeria de fotos

Twitter